atps
Etapa 1/Passo 1
O salário é fator motivador?
Definitivamente o salário não é fatore motivador se o analisarmos isoladamente, conquanto ao analisarmos o conjunto de fatores que motiva um trabalhador, certamente poderemos incluir o salário neste contexto, já que o salário é a demonstração ao trabalhador de quanto o empregador está satisfeito com seus serviços.
Aliados ao salário, no conjunto de itens que servem como motivação para o trabalhador, incluímos ainda oo ambiente de trabalho, o relacionamento com os superiores e os benefícios.
Somados estes fatores sem qualquer sombra de dúvidas irá fazer com que o trabalhador esteja motivado para realizar as funções que lhe são atribuídas.
Passo 2
Abraham Maslow, acredita que o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica, oraganizando-as da seguinte forma: auto-realização; auto-estima; sociais; segurança e fisiológicas, sendo que tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível. Abraham Maslow - O homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas, sendo elas: auto-realização. Auto-estima; sociais, segurança e fisiológica. Já Frederick Herzberg crê que a motivação é alcançada através de dois fatores: - fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los e os fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Frederick Herzberg
- A motivação é alcançada