2 Caracter sticas comportamentais empreendedoras texto 1
Fonte: ALLEMAND, Renato Neves. APOSTILA SOBRE TEORIA COMPORTAMENTAL EMPREENDEDORA. 2007.
Introdução
Conforme visto no texto anterior “Teoria de David McClelland”, o empreendedor possui características que o fazem especial, no sentido de alcançar suas metas, ter visões e ser um indivíduo transformador da sociedade. A seguir, será apresentada a origem desta teoria, baseada em um estudo mundial em 1982.
Características comportamentais empreendedoras (CCEs)
A USAID (Agência para o Desenvolvimento Internacional das Nações Unidas), a Management Systems International (MSI) e a McBeer & Company, empresa de consultoria de McClelland, iniciaram, em 1982, um projeto para estudos mais abrangentes do comportamento empreendedor. O projeto começou por um estudo em 34 países, identificando uma dezena de características do comportamento empreendedor, comuns aos empreendedores triunfadores, que foram agrupadas em três categorias de competências pessoais. As características que o empreendedor bem-sucedido deve ter ou tem que desenvolvê-las ou apenas aprimorá-las, de acordo com os estudos realizados por McClelland estão descritas a seguir.
Na tabela abaixo, são apresentadas as dez CCEs, que são o resultado do estudo de McClelland.
CONJUNTO DE REALIZAÇÃO
CONJUNTO DE PODER
CONJUNTO DE PLANEJAMENTO
Busca de oportunidade e iniciativa
Independência e autoconfiança
Busca de informações
Persistência
Persuasão e rede de contatos
Estabelecimento de metas
Correr riscos calculados
Planejamento e monitoramento sistemáticos
Exigência de qualidade e eficiência
Comprometimento
Conjuntos de Características Comportamentais Empreendedoras
Ainda, da teoria de David McClelland, se pode afirmar que as características principais do empreendedor são as suas fortes necessidades de realização, que envolve: desejo de crescimento pessoal por meio de superação de desafios, busca de padrão de excelência, alto envolvimento com seus objetivos e muita