teoria McClelland
Essas três necessidades segundo McClelland são adquiridas mediante aprendizagem ao longo de sua vida pessoal ou profissional. Abaixo segue a tabela que mostra as necessidades apontadas por ele e o meio de satisfazê-las:
Necessidade Meio para obter a Satisfação
Realização Competir como forma de auto-avaliação
Afiliação Relacionar-se cordial e afetuosamente
Poder Exercer influência
Tabela 1 – Necessidades de McClelland
Necessidade de Realização: busca da excelência, alcance de metas estipuladas, desejo de reconhecimento, é necessário o desenvolvimento para a obtenção do sucesso e conseqüentemente a sua realização
Necessidade de Afiliação ou Associação: boa convivência, compartilhamento, é necessário um estreitamento de relacionamentos e aceitação por outros.
Necessidade de Poder: interesse por status, capacidade de influenciar os demais, dominação.
Essa teoria afirma que as pessoas possuem diferentes níveis de cada necessidade, e estas nunca são nulas, sempre há traços destas necessidades, principalmente a denominada “realização” a qual é aprendida nos primeiros anos de vida, na infância.
De acordo com Macêdo et al.(2006, p.93) quando um indivíduo consegue êxito na solução de algum problema através de alguma dessas necessidades, naturalmente o mesmo utiliza-se dela para a obtenção de sucesso em outros projetos.
Em sua teoria o autor concluiu que a grande maioria dos gestores possui um alto nível de necessidade de poder, por isso tendem a se ajustar melhor nas organizações mais burocráticas,