Bossegurança
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, de suma importância que haja conduta ética dos profissionais ligados a estética como os que trabalham em Salão de Beleza em relação ao conhecimento e aplicação das medidas de Biossegurança voltadas para prevenção e minimização de riscos.
Este trabalho teve por objetivo realizar uma visita técnica em um Salão de beleza e fazer uma pesquisa bibliográfica a cerca dos aspectos que visam normas e praticas a serem a adotadas por esses profissionais quanto a Biossegurança, aplicando as teorias aprendidas no semestre, proporcionando assim relacionar a prática com a teoria.
2. DESENVOLVIMENTO
ROTEIRO BIOSEGURANÇA SALÃO DE BELEZA:
Ventilação e iluminação devem ser adequados de modo a evitar problemas como: visão afetada e inalação dos gases tóxicos liberados pelos produtos químicos.
Estrutura física de pisos e paredes que sejam laváveis, para que seja feita a limpeza diária evitando assim proliferação de microrganismos.
Sala reservada para preparação de produtos químicos, evitando assim a proliferação dos gases que saem destes produtos ao serem preparados.
Sanitários separados para clientes e outro para os funcionários.
Usar produtos eficazes para desinfecção de artigos como escovas, pentes e outros e do espaço físico do salão, que realmente desinfete, para destruição de colônias microbianas.
Esterilização de materiais, como alicates, pinças e tesouras de ser feito em autoclave calor úmido mais indicado.
Devem ser utilizados materiais descartáveis para os procedimentos de manicure/pedicura e depilação.
Profissional deve higienizar as mãos antes e depois de qualquer procedimento.
Profissionais devem usar EPI’s, como luvas, avental e gorro.
Realizar as etapas de