biomecanica
I. Plano de Aula: Data:
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola Municipal Barão do Rio Branco
Professor (a): Marciley Tavares de Medeiros
Professor (a) estagiário (a): Fernando Augusto.
Disciplina: Educação Física
Série: Pré
Turma: I
Período: Vespertino
III. Tema:
- Educação e Matemática: fusão de praticidade
IV. Objetivos
Objetivo geral: desenvolver coordenação motora, juntamente com habilidades matemáticas
Objetivos específicos:
- Estimular coordenação motora e lateralidade;
- Trabalhar números na ordem crescente e decrescente;
- Desenvolver a concentração e percepção;
- Identificar e nomear cores e formas geométricas.
V. Conteúdo:
- Equilíbrio;
- Coordenação;
- Consciência corporal
- Percepção
VI. Desenvolvimento do tema: A primeira atividade baseia-se no antigo e conhecido jogo de ‘amarelinha’, em um segundo momento os alunos serão alocados em fila para então começarem o jogo de ‘pular a corda’, posteriormente será feito um circuito onde cada aluno deverá realiza-lo no menor tempo possível e para finalizar um jogo chamado ‘formas geométricas’.
VII. Recursos didáticos: Quadra poliesportiva e coberta, giz, corda, bambolês, cones, caixas de papelão, cd’s, jornal amassado, régua.
VIII. Avaliação: a avaliação será feita de forma individual, observando como esta sendo desempenhadas as atividades propostas, quais suas dificuldades e precisão na hora de realiza-las.
- ‘Amarelinha’: será observado a capacidade de o aluno perceber os limites onde não deve-se ultrapassar e reconhecer a numeração indicada quando mandada pelo professor para que se aloque na mesma.
-‘Pular corda’: significará em notar a capacidade do aluno em perceber o momento exato de se pular para que não pise na corda.
-‘Circuito’: constituirá em perceber a capacidade dos alunos reconhecerem numerações propostas nas atividades descritas pelo professor de forma oral e