Politicas públicas
Com relação às consequências, podemos notar que as políticas públicas são resultantes da atividade política, porém compreendem o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores envolvendo bens públicos.
Há diversas diferenças entre políticas públicas e decisão políticas, como uma delas podemos citar que na política pública geralmente envolve-se mais que apenas uma decisão, requerendo ações estratégicas, para implementar as decisões tomadas e já a decisão política é correspondente a uma escolha dentro de várias alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando- em maior ou menor grau – uma certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis.
Acredito que a atividade política no Brasil, está sempre associada a fatores ruins, péssima administração pública, corrupção, e todos os tipos de crimes administrativos públicos possíveis, fazendo com que as pessoas se mantenham alheias a estes processos, como se a política não fosse parte constitutiva e essencial da vida social.
Para melhorar tal cenário citamos Macedo o qual afirma que para que haja uma transformação do estado em um instrumento para a realização de cidadania deve-se haver participação da população no acompanhamento dos atos da administração pública, além do povo participar ativamente da política pelos meios constitucionais previstos em lei.
Logo a efetiva participação dos cidadãos na formulação das políticas públicas e no controle das ações do Estado está garantido na constituição de