Seminário
O que é um seminário ?
Seminário, do latim Seminarium, significa exposição seguida de debates por um grupo de estudo sobre temas específicos científicos ou culturais, e normalmente podem ter duas vertentes.
1. RELIGIÃO Sabe-se que inicialmente os seminários tiveram sua origem na Igreja Católica, por volta do século XVI para a formação de ministros sagrados, assim como os padres. Ao longo do tempo, com a necessidade de formação intelectual, humana e espiritual, fez-se necessário que todas as dioceses criassem seu próprio seminário, quer fosse um lugar físico, um edifício, quer fosse apenas a reunião de um grupo.
2. OBJETO ACADÊMICO Com a experiência iniciada pela Igreja Católica, o uso de seminários foi ampliado para diversas áreas, incluindo instituições de ensino, e em sentido mais amplo, um centro de criação ou de produção intelectual. O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debates, é um processo metodológico que supõe o uso de técnicas de estudo de um assunto determinado, evitando que se torne uma exposição sem objetivos. Promove nos alunos as competências necessárias para desenvolver a capacidade de investigação, de síntese, análise e crítica.
Qual a sua finalidade ?
A finalidade de um seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar. Essa técnica desenvolve não somente a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas desenvolve ainda o hábito do raciocínio, da reflexão, do desenvolvimento da argumentação e habilidades de comunicação, além de possibilitar ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.
Modalidades de Seminário
1. CLÁSSICO – é elaborado e apresentado individualmente, sendo mais utilizado nos cursos de pós-graduação.
2. CLÁSSICO EM GRUPO – existem reuniões do grupo, com a escolha de um coordenador, um secretário e um relator e é mais usado nos cursos de graduação.
3. EM GRUPO – existe uma subdivisão do grupo por tópicos ou