Seminario
FABÍOLLA VELASQUEZ 032.660
FERNANDA GOULART 032.674
DRENAGEM LINFÁTICA NA GESTAÇÃO
Campo Grande
2014
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
FABÍOLLA VELASQUEZ 032.660
FERNANDA GOULART 032.674
Drenagem Linfática na Gestação
Trabalho apresentado na Disciplina de Estagio supervisionado I do 4ºB ano, Curso de Tecnologia em Estética e Cosmetologia.
Professor(a):Patrícia
Campo Grande
2014
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
DRENAGEM LINFATICA NA GESTAÇÃO
A gestação é uma fase de grandes modificações na mulher, tanto físicas como psicológicas, em que o organismo passa por mudanças em praticamente todos os sistemas. A maioria das mudanças no corpo feminino ocorre em função de alterações hormonais que gera, entre outras coisas, retenção de líquido e como conseqüência o inchaço.(Oliveira, 2013)
Com o passar dos meses, essa retenção hídrica pode gerar certo desconforto nas mamães. Para atenuar o incômodo, é possível recorrer, com segurança, à drenagem linfática, técnica de massagem que direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, eliminando-os. É fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento, até para que seja feita a indicação correta da drenagem linfática. As sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais, desde que tenha autorização do médico responsável.
E a principal função da drenagem é combater às toxinas e ativar a circulação, o que resulta na diminuição do inchaço das pernas e da sensação de peso e