As M Os De Meu Filho
As mãos de meu filho.
O conto descreve a vivência de uma pobre família, onde a mãe , D. Margarida , é obrigada a trabalhar muito para o sustento da família . O pai, Inocêncio, se torna dependente do álcool e com isso desagrega a família .
O pianista se esforça em exprimir os dilemas de Beethoven, talentoso , transforma os sons dos acordes em emoções e sensações , todos os expectadores são dominados pelos sons e movimentos do Magistral pianista.
No camarote observam o filho Gilberto, admiram o talento do filho, D. Margarida e Inocêncio . Neste mar de emoções lembram -se do passado. D. Margarida volta ao ano de 1915 , foi neste ano que Inocêncio começou a beber. A desculpa era o frio, D. Margarida culpa também o desemprego, Más companhias. Cuida do marido com café amargo, despreza Inocêncio, pois não cresceu, ainda é uma criança. Os aplausos a trazem ao presente, em frente , no palco, o filho faz agradecimentos com o corpo , olha para o lado, a aparência simples e humilde de Inocêncio a irrita. Pensa D. Margarida em quantas dificuldades passou, Inocêncio sempre bêbado e preguiçoso. Observava o filho, quem diria que havia dado de mamar e costurado as noites e dias para aquele momento de êxtase .
Inocêncio, pensativo, reconhece que aquela glória não é sua, pensa que não fez nada para ajudar e lamenta não poder voltar atrás . Lembra do dia em que o filho lhe disse sentir vergonha de ser filho de um bêbado. Depois disso jamais