Seminario
EM JARDIM NAZARENO
DEPARTAMENTO DE ENSINO
APRESENTA:
ESCOLA DE PROFETAS
“Disse Jesus: Ide, Fazeis Discípulos...” (Mt.28:19)
“...Se é Ensinar, haja dedicação ao Ensino.” (Rm.12:7)
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÃO
O que é Hemerneutica?
Hermenêutica é a ciência e arte de interpretar textos.
Interpretar um texto é comentá-lo de forma a alcançar a capacidade de compreensão das pessoas a quem se deseja comunicar a sua mensagem trazendo a idéia original do autor.
A palavra ‘hermenêutica’ deriva-se do verbo grego ‘hemenêuein’ (interpretar) que, por sua vez, deriva-se do nome do semi-deus Hermes, considerado pela mitologia grega como o semi-deus intérprete que trazia a mensagem dos deuses aos homens.
Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem norma, ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado. É considerada como arte porque a comunicação é flexível e, portanto, uma aplicação mecânica e rígida das regras, às vezes, distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação. Exige-se do bom intérprete que ele aprenda as regras da hermenêutica bem como a arte de aplicá-las.
Hermenêutica Bíblica está no campo da Teologia Exegética, onde se dedica em estuda minunciosamente a mensagem original dos textos Bíblicos.
Através das regras da Hermenêutica , o estudante é capaz de organizar, compreender, comentar e aplicar o material bibliográfico à sua disposição.
A Hermenêutica Bíblica pode ser divida em geral e especial:
1. A Hermenêutica Geral cuida das regras gerais de interpretação da Bíblia.
2. A Hermenêutica Especial cuida das formas especiais como os símbolos, tipos, figuras de linguagem e profecias. Aplica-se à Hermenêutica Especial as mesmas regras da Hermenêutica Geral mais aquelas que são peculiares a cada forma literária da Hermenêutica Especial, com as devidas exceções.
BIBLIOTECA BÁSICA DO ESTUDANTE DA BÍBLIA
1- - Bíblias em várias versões.
2 - Dicionário Bíblico.
3 - Dicionário do