seminario
* Na região anterior do hipotálamo existem os núcleos supra-ópticos, um centro a que é dado o nome de centro da sede, nele contém células neurais sensíveis à concentração, especialmente, íon, sódio e outros solutos no líquido extracelular.
*Quando o hormônio antidiurético faz com que os rins conservem água, o centro da sede, ao mesmo tempo faz com que a pessoa beba grandes quantidades de água.
* O mecanismo da sede atua, sinergisticamente com o mecanismo renal para o controle da água corporal e , também , para o controle das concentrações do íon sódio e osmótica do líquido extracelular.
Regulação da concentração do Íon potássio
* A concentração do íon potássio é regulada de modo semelhante ao da concentração so íon sódio, exceto que o papel principal é desempenhado pelo o hormônio aldosterona, e não pelo hormônio antidiurético.
*A aldosterona é transportada pelo o sangue circuntante até atingir os rins. Nesse orgão, o hormônio atua diretamente sobre os túbulos distais e tubos coletores , grandes quantidades de potássio. Como resultado , grandes quantidades de potássio são perdidas na urina, e a concentração do íon potássio no líquido intersticial retorna ao normal.
REGULAÇÃO DE OUTROS ÍONS NO LÍQUIDO EXTRACELULAR
*Regulação dos íons cloreto e bicarbonato:
* A regulação das concentrações dos íons cloreto e biarbonato é, em sua maior parte, secundária à do íon sódio.
* Quando o sódio é reabsorvido pelos túbulos renais, os íons sódio de carga positiva são transportado para fora do líquido tubular até o líquido intersticial renal, o que cria estado de eletronegatividade nos tubulos e de eletropositividade nos líquidos intersticiais. Portanto, quando os íons sódio são reabsorvidos , os íons cloreto e bicarbonato, na maioria das vezes, também são .
*Regulação das concentrações de Cálcio, Magnésio e Fosfato:
* Uma concentração muito elevada de qualquer desses íons no líquido