seminario
MARCOS DA SILVA PORTELLA
CÉREBRO HUMANO. SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES E CARACTERISTICAS
SANTA MARIA, AGOSTO 2014
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho situa-se no âmbito da Unidade Curricular de Fundamentos Neuro-Psico-sociais da aprendizagem e tem como por objetivo primeiro aprofundar o funcionamento e comportamento do cérebro. Onde vamos analisar um pouco de como nosso cérebro funciona, como ele reage a situações cotidianas e algumas curiosidades que você nem imaginava.
Ao longo das eras, o ser humano se desenvolve em aspectos muitas vezes fenomenais, porém, nada disso seria possível caso não tivéssemos um "aparelho" tão sofisticado quanto é o cérebro humano. O mais complexo órgão humano sozinho, é capaz de produzir todo o nosso pensamento, sentimento, memória e experiência do mundo, no entanto toda a complexidade envolvida em seu funcionamento e conectividade ainda é desconhecida. Cada neurônio pode fazer contato com milhares e/ou dezenas de milhares de outros através de minúsculas estruturas chamadas de -Sinapses- Nossos cérebros formam um milhão de conexão para cada segundo de nossas vidas. O padrão e a força das conexões estão mudando constantemente, e não há dois cérebros iguais, são nessas mudanças de conexões que as memórias são armazenadas e a personalidade é formada, reforçando certos padrões de atividades cerebrais além da perda de outras.
Os neurônios se comunicam em uma variedade incrível de formas, os sinais de comunicação são realizados através de um mecanismo de liberação e captação de neurotransmissores e neuromoduladores químicos como o glutamato, dopamina, serotonina, acetilcolina, noradrenalina e endorfinas.
Algumas substâncias neuroquímicas trabalham nas sinapses passando mensagens especificas de solturas para locais de coletas chamados receptores. Outros de forma mais ampla, também realizam transmissões