Velocidade no transito
De acordo com dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, entre janeiro e abril desse ano, foram registrados 60.974 acidentes, sendo 2.123 com mortes e 20.773 com feridos. E a alta velocidade dos condutores é uma das principais causas desses números elevados.
Dados da Seguradora Líder DPVAT apontam que só no primeiro semestre deste ano, 216 mil indenizações do Seguro DPVAT foram pagas a pedestres, motoristas e passageiros em todo o Brasil para casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. E o perfil da maioria das vítimas de acidentes de trânsito indenizadas é de homens, motoristas, com idades entre 25 e 34 anos.
A velocidade dos veículos tem um papel determinante no tempo de reação do motorista, dos pedestres e, consequentemente, na violência do acidente que pode vir a acontecer. É preciso que carros, motos e caminhões respeitem os limites das vias. Apesar de já haver medidas para controlar o excesso dos condutores, como a instalação de radares nas estradas, o mais importante é que haja uma conscientização maior sobre os riscos que assumimos quando dirigimos o veículo em alta velocidade.
Vamos aproveitar a Semana Nacional do Trânsito para refletir sobre nossas ações e divulgar a importância de colocar a segurança sempre em primeiro lugar enquanto dirigimos.
E lembre-se sempre : ‘Não Exceda a Velocidade. Preserve a Vida!’