Resenha A importancia do ato de ler.
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife no dia 19 de setembro de 1921 e veio a falecer em São Paulo dia 2 de maio de 1997, foi um educador brasileiro. Foi destacado por seu trabalho na área da educação popular, que se voltava tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Entrou para a universidade de Recife em 1943, para cursar a faculdade de direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. É considerado até hoje um dos pensadores mais notáveis na historia da pedagogia mundial.
O livro “A Importância de o Ato de Ler” fala bastante sobre os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos. Paulo Freire também relata alguns aspectos da sua infância, explicando também como ele chegou ao seu processo de alfabetização. Destaca a importância da leitura e que o gosto por ela se desenvolve de acordo com o interesse do leitor. Para Freire falar de alfabetização de adultos e das bibliotecas populares é o mesmo que falar do grande problema da leitura e da escrita.
O livro se divide em dois artigos o primeiro trata da importância de “ler o mundo” e o segundo a “leitura do mundo das palavras“. Segundo Freire a leitura do mundo acontece sempre antes da leitura da palavra. E a leitura do seu mundo é fundamental para compreender a importância do ato de ler e de escrever.
A leitura deve ser praticada maneira critica. Quanto mais lermos, mais ganhamos clareza e conhecimento. E quanto mais ganhamos conhecimento, conseguimos perceber que é impossível separar a educação da política.
Para Paulo Freire a alfabetização é a criação da expressão escrita e da expressão oral, isto é, as palavras do povo, vinham através da sua leitura do mundo. Depois voltavam a eles, com o que chamou de codificações (representações da