Resenha a importancia do ato de ler
Relata também a alfabetização de adultos desenvolvida na Republica de São Tomé e Príncipe, esclarece que a leitura de mundo é precedida pela leitura da palavra, onde a importância da leitura na alfabetização é papel fundamental na construção da história do individuo.
Paulo Freire nos lembra que a leitura do mundo precede a palavra, isso nos mostra através de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria casa, rodeado de árvores e animais. Na verdade, aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras. O “texto”, as “ palavras”, as “letras” daquela realidade que ele experimentava mais aumentavam a capacidade de perceber os objetos, os sinais que iam se desenvolvendo ao conviver com eles e com sua família. A leitura do mundo foi fundamental para compreensão da importância do ato de ler e escrever ou de reescrever, transformando numa prática consciente.
Segundo ele, toda essa atividade vivida em nossa primeira vivência com o mundo deveria ser o universo de todas as pessoas, de todos os grupos expressando a realidade de cada um através de sua linguagem, onde tudo teria significação através da forma de escrever e reescrever.
Enfim, a importância do ato de ler implica a percepção crítica e na “re-escrita! do lido. Esse conjunto de situações concretas possibilita ao homem uma leitura critica do mundo, antes da leitura da palavra.
Paulo Freire nos diz que compreensão crítica da alfabetização, que envolve a compreensão igualmente crítica da leitura, demanda da compreensão crítica da biblioteca. (p.22).
É impossível negar a natureza política do processo educativo, sendo impossível separar a educação política do poder. Assim nós educadores não podemos nos esquecer de nossa atividade política e sermos coerentes com ela, conscientizando e atuando, pensando na preservação