Resenha A importância do ato de ler
A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam
Paulo Régis Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921. Educador pernambucano, sua alfabetização foi dada pela sua mãe, que o ensinava o com matérias do próprio quintal. Sempre interessou-se pela leitura e aos 22 anos começou a cursar Direito no Recife. Em 1974 começou a lecionar para adultos, em 1964 foi convidado pelo presidente da época para coordenar a alfabetização no país. Em suas idas e vindas jamais deixou de lado a importância pela leitura.
No livro “a importância do ato de ler” Freire tem como foco mostrar o valor da leitura na vida de uma sociedade, as relações da biblioteca popular e a alfabetização de adultos. Tenta passar para o leitor a real importância de ler para constituir tudo o que somos, e o que transformamos a sociedade.
No primeiro capitulo ele relata sua infância e como foi sua descoberta na leitura e na escrita. No segundo capitulo indaga sobre a alfabetização de adultos e bibliotecas populares que são, segundo ele, um problema da leitura e da escrita. E no terceiro capitulo nos relata como foi a alfabetização de adultos em São Tomé e príncipe no contexto da república democrática.
A importância do ato de ler, segundo Freire é que para haver uma compreensão crítica do ato de ler, não pode-se levar em consideração apenas o sentido próprio da palavra, mas sim o que ela representa quando inserida em meio as outras, devemos observar a relação entre o texto e o contexto.
O aprendizado do ato de ler inicia-se quando dês de muito novos lemos o que está acontecendo em nosso meio, conforme crescemos começamos a relatar tudo o que lemos e em seguida reescrever tudo que julgarmos necessário. E Freire cita que a releitura do seu mundo foi algo crucial para o seu amadurecimento. Ele sempre fora ensinado a relacionar a leitura de frase e sentenças, com a leitura do mundo