Resenha a importância do ato de ler
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p. Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação no Município de São Paulo, sob a prefeitura de Luíza Erundina. Doutor Honoris Causa por 27 universidades, Freire recebeu prêmios como: Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992).
Esta resenha sobre o texto ¨A Importância do ato de ler¨ de Paulo Freire serve para demonstrar a importância da leitura e da escrita diante do mundo. Ou seja, deve ter significado, de forma que para compreender o mundo é imprescindível ter domínio da leitura e escrita. Saber ler não é simplesmente ler, saber ler é entender e interpretar.
Saber ler é muito mais que codificar letras, formar palavras ou criar frases. Saber ler é entender, ou melhor, compreender o que se está lendo e interpretar fazendo uma reflexão crítica de determinado assunto. É fundamental que o ato de ler, faça sentido para quem está lendo. Ler assim é uma forma de estar no mundo.
Desde que nascemos, vamos aprendendo a ler o mundo em que vivemos, e quando aprendemos a ler livros, a aprendizagem se torna mais significativa. A leitura se faz presente no meio em que convivemos, nas relações com diversos grupos que passam por nossa vida, despertando uma percepção critica favorecendo nossas relações sociais.
A leitura não deve ser mecanizada, tem que ser desafiadora que nos ajude a refletir sobre nossas ações e modificar nossas práticas. Ler é trazer para a vivência de cada um o sentido da leitura da