Resenha: A Importância do ato de ler
O autor Paulo Freire, aborda na importância do ato de ler de forma critica ao tradicionalismo, pois ninguém aprende sobre o mundo através da memorização de um objeto e sim em todas as formas em que ele se apresenta. E para que isso aconteça à leitura deve ser feita entrelinhas reconhecendo o significado da palavra ao interpretar um texto.
A experiência está na vivencia e na pratica da leitura, e ao fazer uma leitura, à interpretação acontece quando se traz o que se lê para si, entendendo a ideia do autor. E quanto mais experiência e vocábulo, mais entendida e prazerosa será a leitura.
Quando há desconhecimento vocábulo, dificilmente haverá uma compreensão textual, provocando um bloqueio e consequentemente uma apatia à leitura. É normal que isso aconteça, mas não pode continuar, tem que ser perseverante e corajoso para quebrar esse bloqueio. A determinação fortalece. Na língua portuguesa existem muitas palavras com vários significado diferentes e varias palavras diferentes com o mesmo significado, firmando a ideia de ler vários textos e livros. E esse conhecimento acontece em todo processo da vida, desde uma brincadeira da infância até as ultimas memória. Em tempo de escola não é diferente, os professores deve fazer de a leitura o despertar da curiosidade de seus alunos, transformando a leitura no prazer da descoberta, não simplesmente ler, e sim, buscar conhecer.
Essa obra generosa de Paulo Freire traz a reflexão sobre leitores que tem o habito de colecionar números de livros lidos e não conhecidos, e qual exatamente a mensagem transmitida.
Resenha feita a partir do livro A importância do ato de ler autor : Paulo Freire