matematica financeira
Módulo: Gestão de Crédito e Risco - MGM03
Atividade: Posicionamento Critico
Título ADMINSTRAÇÃO DE RISCOS BANCARIOS
Aluno:
Disciplina: GESTÃO DE CREDITO E RISCO
Turma:
Introdução
Quando falamos de negócio bancário, estamos falando de riscos e das normas convencionais utilizadas pelos bancos como forma de gerenciar esses riscos. Os riscos são ocasionados em virtude das incertezas sobre o futuro da economia e das atividades financeiras no que tange ao crédito, liquidez, ao mercado, e outros riscos inerentes a esse negócio A possibilidade de ocorrência destes riscos leva os bancos adotar medidas que controlem e protejam as instituições através do acordo da Basiléia, firmado com o objetivo de assegurar a estabilidade do sistema financeiro, buscando o fortalecimento dos bancos e protegendo seus clientes.
Riscos da atividade bancária
Risco de Mercado: Pode ser ocasionado por mudanças no comportamento das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.
Risco de Liquidez: 1. Risco de liquidez de mercado e 2. Risco de liquidez de fluxo de caixa (funding). O primeiro é a possibilidade de perda decorrente da incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda significativa de valor. O segundo está associado à possibilidade de falta de recursos para honrar os compromissos assumidos em função do descasamento entre os ativos e passivos.
Risco de Crédito: É a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores contratados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos.
Risco Operacional: Define-se pela ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Este conceito inclui o risco legal.
Risco Legal: É aquele que ocorre em função de perdas decorrentes de multas, penalidades ou indenizações resultantes de ações de órgãos de