Seminario 1
A singularidade das organizações hospitalares tem sido destacada pela assistência a clientes em situações respostas individuais e complexas que atendam as suas necessidades. Dessa forma, o trabalho hospitalar exige novas competências dos profissionais que se deparam com mudanças tecnológicas e exigências de sua clientela, provocando, muitas vezes, transformações no seu processo de trabalho.
No processo de trabalho da enfermagem em unidades hospitalares, os enfermeiros têm assumido os cuidados com os pacientes mais graves, além das atividades de organização e coordenação dos serviços, desenvolvendo, de forma compartilhada, as atividades assistenciais e gerenciais.
O processo de cuidar e o processo de gerenciar podem ser considerados como as principais dimensões do trabalho do enfermeiro em seu dia a dia. O cuidar caracteriza-se pela observação, o levantamento de dados, planejamento, a implementação, evolução, a avaliação e interação entre pacientes e trabalhadores da enfermagem e entre diversos profissionais de saúde.
Quem é o enfermeiro de terapia intensiva
O enfermeiro é um profissional graduado, com especialização em terapia intensiva, detentor do saber e controlador do processo detrabalho. Assim, o enfermeiro realiza o trabalho intelectual e gerenciador da assistência que é prestada. Em UTIs,
O que faz o enfermeiro de terapia intensiva
Tomada de decisão
Para alcançar a competência de tomar decisões, algumas etapas precisam ser cumpridas: conhecer a instituição e sua missão, avaliar as reais necessidades dos usuários e realizar o trabalho pautado em planejamento que contemple o detalhamento de informações tais como: ideias e formas de operacionalizá-las, recursos viáveis, definição dos envolvidos e dos passos a serem seguidos, criação de cronogramas de trabalho e envolvimento dos diversos níveis hierárquicos(01). o enfermeiro deve aplicar a criatividade para a tomada de decisões, para adequar os recursos materiais e humanos com a