Resumo Caminho A Cristo
““Deus é amor” está escrito em cada botão de flor que se abre e em cada folha que cresce no campo. Os belos pássaros, que alegram o ar com seus alegres cantos, as flores, perfeitas e delicadamente coloridas, que perfumam o ar, as árvores frondosas da floresta, com sua exuberante e viçosa folhagem — tudo dá testemunho do cuidado paternal do nosso Deus e do desejo que Ele tem de tornar os Seus filhos felizes”. (EGW)
Neste livro apredemos o grande amor de Deus para cada um de nós, no entanto, infelizmente em determinado momento Satanás questionou tais provas e mudou a imagem de Deus para o homem, apresentando-o como um egoísta e severo. Esta dúvida mostrada para a raça humana tornou necessária para o plano da salvação de Cristo para todos nós, o homem vive e morre entre os homens. Sua vida, Suas obras e Sua morte provaram então o verdadeiro caráter do nosso Criador.
O verdadeiro arrependimento vem na mudança das atitudes de cada pessoa. Muitos se entristecem pelo pecado, não por ele ser pecado, mas porque temem o sofrimento que ele pode causar. A bíblia menciona vários exemplos de pessoas que lamentaram perdas por causa de seu pecado, mas não tiveram verdadeiro arrependimento: Esaú, Balaão, Judas, Faraó, etc.
Por nossa natureza pecaminosa, estamos na condição de escravos de Satanás. Para que possamos ser libertos deste mal, temos que entregar nosso coração inteiramente e sem resevas ao Senhor. Precisamos nos submeter completamente a Deus e isso implica renunciar tudo que porventura nos separe dEle. Quando começamos a ser tocados pelo Espírito Santo, dia a dia nossa consciência vai sendo despertada para o pecado. Desse modo, começamos perceber o que é de fato o pecado e, o pior, a sua malignidade, culpa, poder de aprisionar, etc. Nessa etapa da vida cristã começamos a sentir aversão ao pecado, dado que passamos a conhecer sua verdadeira natureza. É aí que começamos uma triste luta contra o pecado, de modo a procurar não praticá-los mais.