Semelhança, Troca e Intimidade
Pesquisas dizem que é mentira dizer que os opostos se atraiem, isso não ocorre em relacionamentos de longo prazo. Pessoas com pensamentos e interesses opostos não conseguem interagir por ilimitado tempo.
Trocas ou Teoria da Atração Pela Recompensa: de acordo com essa teoria, nós temos tendencia a gostar de pessoas das quais valorizam e recompensam nossas ações de formas justas. Um exemplo seria você ajudar um amigo em algo que seria bom apenas para ele e esperar que em troca, ele te recompense com algo bom para você.
Em trocas injustas, o que ganhou mais, tende a se sentir culpado, e o que ganhou menos, tende a se sentir enganado. Isso faz com que a atração entre a relação será abalada, sendo relativa e desigual.
Intimidade: no inicio de qualquer relação, dificilmente conseguimos nos abrir, contando da nossa vida pessoal, lembranças, falamos apenas de assuntos superficiais. Ao passar do tempo, quanto mais proximidade, as conversas costumam passar para assuntos mais pessoais.
Essa comunicação intima esta ligado ao processo de auto-revelação, ao se abrir com um ouvinte, você espera uma resposta semelhante para manter a conversa equilibrada. A intimidade reciproca só melhora a relação entre as pessoas, nos dando mais segurança de compartilhar nossos assuntos pessoais.
Ao tentar uma intimidade maior com alguém que não lhe trara uma resposta esperada, ou revelar algo cedo demais, a comunicação não prosseguira da mesma forma.