Motivação
O ser humano isolado ou é um deus ou um animal, mas não é, verdadeiramente um ser humano, querendo significar que, ao contrario dos deuses, que são omnipotentes, e de algumas espécies animais, que vivem de forma solitária, a espécie humana necessita interiormente dos seus pares.
2- Caracterizar a comparação social.
A comparação social é caracterizada quando os seres humanos, ainda pequenos, começam a interagir, interessam-se por saber se os outros concordam ou não com as suas avaliações, perceções, crenças e emoções.
3- Discutir a dimensão social do ser humano.
A dimensão social do ser humano depende dos seus pares de diversas formas, durante toda a vida e desde o nascimento. Em todas as regiões do mundo, as pessoas constituem-se em sociedades que as influenciam em tudo aquilo que fazem, pensam ou sentem.
4- Caracterizar a interação social.
A interação social são formas de contacto mútuo entre os indivíduos que, quando são mais duradouras, estruturadas e padronizadas, se tornam relações socias.
5- Definir as relações sociais.
As relações sociais são, muitas vezes, definidas como, interações, entre dois ou mais indivíduos ou entre dois ou mais grupos que subsistem no tempo.
6- Distinguir entre relações e interações sociais.
As relações sociais assumem formas muito diversas: as relações entre os membros de uma família ou entre colegas de uma turma distinguem-se das relações entre duas famílias diferentes ou entre duas turmas de uma dada escola ou de duas escolas diferentes. São formas de ação e de influência entre pelo menos duas pessoas que incluem durante um certo período de tempo, obrigações reciprocas, posições recíprocas e meios igualmente recíprocos.
7- Identificar formas de relação social segundo diferentes critérios.
De aproximação
Formas de relação social
De afastamento
De isolamento
Também podemos classificar as formas de relação social tendo em conta que se podem agrupar em dois