Tungstenio
O Tungstênio, por ser utilizado na fabricação do filamento de lâmpadas incandescentes, é um externa muito resistente à corrosão. É sólido, apresenta coloração branco-acinzentado e brilhante nas condições ambiente e, é o elemento com o maior ponto de fusão e de ebulição da tabela periódica: respectivamente, 3422°C e 5657°C. Seu símbolo químico é W.
Wolframita
É muito duro (assim, é utilizado em ferramentas de corte nas formas de WC e W2C – carboneto de tungstênio). Sua massa atômica ponderada vale aproximadamente 184 u e seu número atômico é igual a 74 (elétrons e prótons).
O estado de oxidação mais comum é o W+6 (na forma de trióxido – WO3), mas apresenta valores de valência iônica que variam de -2 a +5. É um bom condutor de calor e de corrente elétrica.
Quando exposto ao ar sofre oxidação, entretanto, por causa do óxido formado (que protege o restante do é considerado muito resistente à corrosão. Assim como, só é atacado ligeiramente por ácidos minerais diluídos.
Age biologicamente como o molibdênio: na formação de enzimas que promovem a transferência de elétrons (enzimas oxiredutases).
Ocorrência e Abundância
Os minérios fornecedores de tungstênio mais importantes são a wolframita (com o tungstato de Ferro-Manganês, FeWO4/MnWO4) e a scheelite (tungstato de Cálcio, CaWO4). A concentração deste metal na crosta terrestre é de 1,3 ppm.
Cerca de 75% das reservas mundiais encontram-se na China (o maior produtor), mas também são grandes produtores a Rússia, Áustria e Portugal. O Tungstênio é tão raro quanto o Molibdênio e, a depender da região de exploração, os dois metais podem estar juntos num mesmo minério (como a powellita, Ca(MoW)O4).
Observando-se as reservas ao redor do globo (7.000.000 de toneladas), se as explorações continuarem no mesmo ritmo as reservas durarão pouco mais de 100 anos.
Aplicações
Ligas metálicas resistentes a altas temperaturas e corrosão;
Peças aeroespaciais;
Armamentos e munição;
Brocas de perfuração;
Filamentos de