Tungstenio
TUNGSTENIO
RAPHAEL PASSOS
CURITIBA
SETEMBRO - 2011
RAPHAEL PASSOS
TUNGSTENIO
Trabalho apresentado ao Professor Elio Stein da disciplina de Prevenção em Saúde da turma D, noturno, do curso de Técnico em Segurança do Trabalho.
FACULDADE E COLEGIO INTEGRAL - SIEN
CURITIBA - 27 -09-2011
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 4
Tungstenio 5
Historia 5
Etimologia 6
Características 6
Propriedades físicas 6
Propriedades químicas 6
Isótopos 7
Ação biológica 7
Outros efeitos bioquímicos 7
Aplicações 8
Materiais duros 8
Ligas 9
Armamento 9
Aplicações químicas 9
Outros usos 9
Eletrônica 10
Ocorrência e obtenção 10
Precauções 11
Tipos de Epi’s 11
Pedido de patente 11
PLANO DE AÇÃO 12
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
Do sueco tung e sten (pedra pesada). No século 17, mineiros na Saxônia (uma região da Alemanha) observaram que certo tipo de pedra prejudicava a redução da cassiterita (um mineral do estanho). Deram a essa pedra um apelido (wolfert ou wolfrahm, em alemão). Por isso, o metal é também denominado volfrâmio e o símbolo é W. O elemento não é abundante. A concentração na crosta terrestre é cerca de 0,00013%. Ocorre em minerais como volframita (tungstato de ferro e manganês, scheelita (tungstato de cálcio), ferberita (tungstato ferroso e manganoso), huebnerita (tungstato de manganês).
Boas partes dos depósitos estão em cadeias de montanhas como os Alpes, Himalaia e cinturão do Pacífico.
Tungstenio
O tungstênio (português brasileiro) ou tungsténio (português europeu) (também conhecido como volfrâmio ou wolfrâmio) é um elemento químico de símbolo W e número atômico 74.
Um metal de cor branco cinza sob condições padrão quando não combinado, o tungstênio é encontrado na natureza apenas combinado com outros elementos. Foi identificado como um novo elemento em 1781, e isolado pela