Seleção de Rainhas (Apis mellifera L.)
MINI-CURSOS - XI CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA - 1996
Terezina - PI.
Seleção de Rainhas (Apis mellifera L.)
Darcet Costa Souza
Professor da Universidade Federal do Piauí- Centro de Ciências Agrárias – Deptº de Zootecnia
Campus Agrícola da Socopo, Teresina - PI
Introdução
0 melhoramento genético é importante aliado da agropecuária atual, auxiliando o homem na solução de um dos seus grandes problemas, a alimentação. Foi graças aos conhecimentos da genética e dos métodos de melhoramento que conseguimos, em um espaço de tempo relativamente curto, avanços na produção de várias criações, como por exemplo: aves, suínos, bovinos, caprinos, entre outros.
0 aumento como o conseguido no milho, onde em poucos anos obteve--se um ganho de mais de 300% em produtividade, é possível em outras espécies, desde que os conhecimentos básicos do melhoramento genético sejam utilizados adequadamente. Embora isto pareça complicado, podemos através de métodos simples obter ganhos significativos na produção do material que estamos trabalhando.
Outro ponto que normalmente se leva em consideração no melhoramento é a qualidade dos produtos obtidos, procurando adequá-la as necessidades e conveniências do homem, como por exemplo a redução da quantidade de gordura nos suínos ou o aumento do teor de proteínas em algumas variedades de milho.
A avaliação da importância do melhoramento deve ser feita também, sob o prisma da estratégia de mercado dos produtos, uma vez que a globalização da economia imprime nos mercados uma maior concorrência, fazendo com que a produtividade e qualidade dos produtos sejam fundamentais no sistema de produção, refletindo-se diretamente sobre os preços. Em outras palavras é preciso ter produção, qualidade e preços competitivos.
Na apicultura é sabido que a melhor forma de baixar os custos de Produção é aumentar a produtividade das colméias. Quando falamos em