Unb prova 2012-2
dados do planeta Marte massa (kg) massa (Terra = 1) raio equatorial (km) raio equatorial (Terra = 1) densidade média (g/cm3) distância média ao Sol (km) distância média ao Sol (Terra = 1) período de rotação (horas) período de rotação (dias) período orbital (dias) velocidade média orbital (km/s) excentricidade orbital inclinação do eixo (graus) inclinação orbital (graus) gravidade à superfície no equador (m/s2) velocidade de escape no equador (km/s) temperatura mínima à superfície (ºC) temperatura média à superfície (ºC) temperatura máxima à superfície (ºC) pressão atmosférica (bars)
2.º Vestibular de 2012
O momento angular de Marte, em seu movimento de rotação ao redor do Sol, tem o mesmo valor, em módulo, tanto no afélio quanto no periélio.
3
Um corpo totalmente imerso em líquido, na superfície da
Terra, estaria em equilíbrio estático, o que não ocorreria se esse mesmo corpo estivesse totalmente imerso no mesmo líquido na superfície de Marte.
4
As baixas temperaturas em Marte, em comparação às da Terra, afetam a cinética, mas não interferem nos equilíbrios das reações químicas.
5
Nas condições de temperatura e pressão atmosférica médias de
Marte, o volume molar de um gás é superior ao volume molar que esse mesmo gás apresentaria, na Terra, a 25 ºC e no nível do mar.
Em Marte, sob a pressão atmosférica média, a condensação de um gás ocorre à temperatura menor que na Terra, no nível do mar. As moléculas de dióxido de carbono possuem ligações covalentes polares e, por isso, as interações entre as moléculas de CO2 na neve das calotas polares de Marte são do tipo dipolo permanente-dipolo permanente.
O Fe2O3 pode atuar na neutralização de uma solução ácida.
9
O átomo de potássio, por ser menor que o átomo de sódio
(Na), apresenta a primeira energia de ionização maior que a do átomo de Na.
10
Nos estados eletrônicos fundamentais, os elétrons dos íons K+ e Cl! ocupam o mesmo número