Segredos do Cespe
SEGREDOS DO CESPE/UnB
1
Autor: Professor Alison Rocha
SEGREDOS DO CESPE/UnB
SEGREDOS DA BANCA CESPE/UNB
A intenção do presente trabalho é mostrar ao concursando (a) ou concurseiro (a) outros meios de resolução de questões, para que consiga enxergar detalhes importantes, perceber, ainda que não tenha, totalmente, domínio da disciplina (matéria), expressões que dão a dica que o item esteja errado.
Entretanto, para essa técnica funcionar é necessário que você esteja estudando, que conheça boa parte da matéria, porquanto não estou apresentando um milagre, apenas macetes pautados na filosofia da banca examinadora. A presente obra está pautada em uma estatística de avaliação de 200 provas do CESPE/UnB, dos anos de
2005 até 2012.
Começarei a abordar o método de CAÇA AO ERRO, ou seja, são determinadas expressões muito utilizadas pelo CESPE/UnB nas provas de concursos. Dividirei em partes:
1ª Parte: As principais expressões delimitadoras ou restritivas utilizadas pela referida banca:só, somente, apenas, tão-somente, necessariamente, automaticamente, é suficiente, por si só.
Observe que, por um raciocínio lógico, os temas na esfera do bom “direito”, normalmente, têm uma exceção à regra. Por isso, na maior parte das vezes, tal expressão, quando vem exposta na questão (item), em decorrência da delimitação, transforma o item em incorreto, salvo raríssimas exceções. Esse é um dos artifícios que a banca utiliza para pegar o concursando (a).
Veja o exemplo com QUESTÕES RECENTES do CESPE:
(Inspetor da Polícia Civil – CE – CESPE/UnB 2012)
O abuso do poder pela autoridade competente invalida o ato por ela praticado, devendo a invalidade ser reconhecida somente por controle judicial.
Errado
(Escrivão da Polícia Civil – ES – CESPE/UnB/2011)
Um órgão administrativo só poderá delegar parte da sua competência, se não houver impedimento legal, a outros órgãos que lhe sejam hierarquicamente subordinados, em razão de