Apicultura
SENAR R.J
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
SINDICATO RURAL DE BARRA MANSA
Mário Vidigal Barbosa Júnior
Instrutor
APRESENTAÇÃO
Esta apostila se apresenta fartamente com mensagens para os estudantes.
Se destina em especial para os homens do campo.
Está repleta de zumbidos, porque trata de abelhas polihíbridas em fase de transição.
Rude como as africanas, pegajosa como a própolis, maleável como a cera, deseja apenas contribuir para que se estabeleça quanto antes a tríplice aliança entre homens, abelhas e flores.
Atenciosamente
Mário Vidigal B. Júnior
Biólogo, Licenciado em Ciências Agrícolas.
Introdução
1. APICULTURA CIÊNCIA
Apicultura é a ciência que trata da vida das abelhas, estuda suas atividades, analisa seu comportamento, procurando aperfeiçoar sua natureza e dirigir seus instintos para um trabalho racionalizado, mais seguro, mais perfeito e mais lucrativo. Especificando melhor, apicultura é uma mútua colaboração entre o apicultor e as abelhas, estas com sua atividade instintiva e organizada, aquele com sua inteligência voltada para o aprimoramento da espécie e racionalização do trabalho.
2. APICULTURA HISTÓRIA
Muito antes que o homem pisasse na terra, a abelha aqui estava presente. Calcula-se sua existência em 500 milhões de anos. Remota aos tempos mais antigos do Egito, Grécia e Babilônia. Abelhas e homens sempre andaram juntos nas conquistas do universo. Elas também ocuparam as cavernas, fazendo seus ninhos nas fendas das rochas. Como as tribos nômades, elas foram pouco a pouco circundando a terra em interruptas migrações. Os homens primitivos talvez tenham copiado das abelhas algumas de suas armas, pois suas flechas e setas farpadas portadoras de veneno em tudo se assemelham aos dardos e aos ferrões. Não é sem razão, portanto, que a abelha,