seleção de candidatos
2) Divulgação: Com base em todas as informações levantadas no planejamento, deve-se divulgar o processo seletivo, de acordo com o perfil da vaga, seleciona-se o meio de divulgação: sites, redes sociais ou publicações especializadas. Nesse período é preciso ter alguns cuidados. “Divulgar salários muito altos é uma forma de atrair muita atenção para a vaga, é um chamariz para receber uma demanda muito alta e até desqualificada de candidaturas”, explica Andrea.
3) Análise do currículo: é preciso bater com a descrição do cargo. “Nem sempre as qualificações do candidato serão úteis para as funções que serão desempenhadas, é preciso se ater às informações do planejamento”, afirma a professora. Além disso, é preciso analisar se o candidato mora perto e disponibilidade de horários.
4) Dinâmica: Esse período serve para observar as competências do concorrente. Neste momento, são avaliadas as habilidades de relacionamento, desenvoltura e equilíbrio durante o processo. E deve ser feita antes da entrevista.
5) Entrevista: As perguntas devem ser feitas levando em consideração os empregos anteriores e situações que podem se repetir durante o período em que o concorrente estiver na sua empresa. Durante a conversa é importante atribuir pontos de acordo com as competências apresentadas. “Fazer uma escala de 0 a 10 é uma das formas de destacar os candidatos, mas o empregador deve ter claro quais são os seus objetivos para ter uma base”, explica a professora.
6) Tempo é investimento: Durante uma seleção, o que menos se deve ter é pressa. Bons processos seletivos levam, pelo menos, uma semana. “Quanto mais rápido é o processo seletivo, menos se conhece o profissional”, finaliza