introdução na area de seleção de candidato
A apresentação do referencial teórico utilizado no trabalho,
A delimitação do problema;
O levantamento das hipóteses;
A exposição das justificativas.
PROBLEMAS
Existem diferenças na percepção de candidatos – da áreas exatas e humanas – sobre a seleção de pessoal?
HIPOTESES
Os candidatos da área de ciências humanas, por conhecerem melhor o processo e estudarem mais a subjetividade, tem uma aceitação maior que os candidatos de exatas.
JUSTIFICATIVA EMPIRICA
A opção por esse tema pode ser justificada pela relevância do processo de seleção. Faz-se cada vez mais necessário atrair e selecionar os melhores candidatos para as vagas, portanto, também se faz necessário conhecer o processo de seleção e a maneira como ele realizado. Sendo assim, buscamos aqui conhecer as percepções que os candidatos de diferentes áreas - exatas e humanas - possuem sobre o processo.
O levantamento desses dados pode servir para elucidar possíveis duvidas e erros, tanto por parte do psicólogo responsável, tanto por parte da empresa e, até mesmo, do candidato. A partir desse esclarecimento, por exemplo, poderemos extinguir alguns "preconceitos" trazidos pelo senso comum sobre como o processo é feito, o que ele avalia e etc.
É importante ressaltar que esse levantamento de dados e de duvidas nos proporcionará material para que possamos otimizar o processo de seleção, preparar melhor os profissionais e candidatos, dentre outras coisas, para que o processo seja cada vez mais preciso e valido. Outro fato que deve ser mencionado e que influenciou na escolha do tema é a falta de pesquisas nessa área, pois, por ser uma área de ampla atuação e de grande relevância - como já dito - faz-se necessário alguns estudos que possam contribuir para o seu desenvolvimento.
JUSTIFICATIVA TEORICA
Segundo CHIAVENATO (2000), "recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de