Recrutamento e seleção
SUMÁRIO:
1 - INTRODUÇÃO
2 - DESCRIÇÃO DO CARGO DE ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS
3 - FONTES DE RECRUTAMENTO E ANUNCIO DE VAGA
4 - COMPETENCIAS UNIVERSAIS E PROCESSO DE SELEÇÃO
5 - TESTES E DINAMICAS DE GRUPO PROPOSTAS
6 - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO NOVO FUNCIONÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Seleção é o ato de selecionar/escolher o indivíduo em destaque, ou seja, aquele que está mais intimamente ligado com as necessidades do cargo.
O Mercado de Trabalho consiste nas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época.
O Mercado de Recursos Humanos é o conjunto de indivíduos aptos a trabalhar em determinado lugar em determinada época.
Com base nesses conceitos podemos concluir que, o profissional de RH é essencial na implantação do setor de recrutamento e seleção, pois este profissional reúne os conhecimentos necessários para atuar de maneira estratégica dentro da organização. Este profissional tem a capacidade de avaliar as necessidades de cada cargo, buscar os profissionais desejados pela empresa e selecionar a pessoa certa para o lugar certo. A maior contribuição que um profissional de recursos humanos pode dar a sua organização é selecionar corretamente um novo colaborador. Do contrário, isto pode acarretar um desgaste e um prejuízo incalculáveis à organização, bem como desperdícios inimagináveis. Tais como: - Retrabalho. Já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo; - Dinheiro e valioso tempo de treinamento focado na pessoa errada; - Tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado; - O processo da tarefa sofrerá de falta de fluidez, visto que o novo colaborador não tem o perfil