Técnicas de seleção
CONCEITO DE SELEÇÃO
A seleção de Recursos Humanos pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo. O objetivo básico da seleção é de escolher e classificar os candidatos adequados a necessidades da organização.
A seleção visa resolver dois problemas:
Adequação da pessoa ao cargo ou adequação das competências individuais da pessoa ás competências exigidas pela empresa;
Eficiência e satisfação da pessoa no cargo ou fornecimento das competências desejadas pela empresa.
SELEÇÃO COMO PROCESSO DE COMPARAÇÃO:
Os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e o perfil dos candidatos que se apresentam. Geralmente essa comparação exige que a descrição e análise do cargo e a segunda é obtida por meio de técnicas de seleção.
SELEÇÃO COMO UM PROCESSO DE DECISÃO:
Feita a comparação entre as características exigidas pelo cargo e as oferecidas pelos candidatos, pode acontecer que vários candidatos com especificações equivalentes sejam indicados ao órgão requisitante para a escolha do ocupante adequado a ocupar o cargo.
Em hipótese alguma o órgão de seleção poderá interferir na decisão de escolha dos candidatos, sendo a escolha final exclusiva do órgão requisitante.
COLOCAÇÃO, SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS:
Frequentemente, o órgão de seleção de RH se depara com problemas a respeito de um ou mais candidatos. As decisões referentes à colocação, seleção ou classificação de pessoas podem ocorrer na presença ou ausência de certas restrições que são elas:
Modelo de colocação: Quando não inclui a categoria de rejeição. Nesse modelo é apenas um candidato e uma só vaga.
Modelo de seleção: Quando existem vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida.
Modelo de classificação: é a abordagem mais ampla e situacional, em que existem vários candidatos para cada vaga e varias vagas para cada candidatos. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretendo preencher. Ocorrem duas