Recrutamento e seleção dos candidatos
1. PERFIL DO CANDIDATO: Para se ter uma seleção eficiente a descrição e análise do cargo tem que estar devidamente preenchida, para se ter conhecimento correto do perfil desejado.
Requisitos Pessoais: Baseado na descrição do cargo tiramos os requisitos pessoais, como idade, sexo, estado civil. Alguns cargos combinam mais com indivíduos que possuem determinadas características pessoais (esforço físico, extrovertido, ...), conforme ainda o ambiente de trabalho e responsabilidades envolvidas. Informações sobre o cargo: Atividades específicas a serem exercidas; Nível de responsabilidade por patrimônio da empresa e tomada de decisões; Verificar o nível de contato do cargo, se trabalha com contato interno e/ou externo e áreas envolvidas; Estilo de liderança da chefia.
2. FONTES DE RECRUTAMENTO: Para haver um bom recrutamento é necessário se ter em mãos uma descrição de cargos bem elaborada, pois somente através da mesma será possível delimitar a fonte direcionando o recrutamento, norteando o recrutador em relação ao sentido (onde) e a maneira (como) atrair os profissionais corretos para o cargo, pois há diversas formas e fontes de recrutamento. O recrutamento pode ser realizado por fontes:
a. Interna: Onde funciona como incentivo aos funcionários para se aperfeiçoarem, uma vez que são procurados os profissionais dentro da própria empresa, constituindo de fonte mais próxima, menor custo, apresentando maior índice de aproveitamento e segurança.
b. Externa: Uma vez esgotados os recursos internos, procura-se no mercado profissionais com o perfil desejado, através de algumas fontes a seguir:
• Site da própria empresa, onde o candidato se cadastra;
• Banco de currículos, previamente selecionados;
• Contatos com sindicatos e associações de classe;
• Anúncios em jornais e revistas específicas;
• Contatos com instituições de ensino e centros de integração empresa-escola;
• Agências de empregos, tanto virtuais como