Seis sigmas e bsc
ATIVIDADE COLABORATIVA
TECNOLOGIA DE GESTÃO
“Não há nada que seja maior evidencia de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dias e esperar resultados diferentes”.
Albert Einsten
INTRODUÇÃO
Com esse mundo globalizado em que vivemos, tantas transformações ocorrendo no mercado, a competitividade das organizações. As empresas implantaram novas estratégias para aumentar a vantagem entre elas. Surgiram então vários sistemas, dentre eles o Seis Sigmas e BSC, que foram criados para diminuir os erros e melhorar a qualidade dos produtos.
BSC E SEIS SIGMAS
O BSC (Balanced Scorecar) foi inventado por Robert Kaplan, representa o equilibrio entre indicadores externos e internos.
A partir das informações sobre Finanças, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento, que o BSC gerencia as estratégias e dá uma visão sobre o desempenho.
Para inserir o BSC existem trêz etapas:
Decidir quais são os objetivos da empresa,
Recriar os processos que não são eficientes,
Colocar indicadores controláveis e quantitativos.
O BSC é uma forma boa e ativa de mensurar o quanto as estratégias estão sendo atingidas e quais pontos precisam ser melhorados.
Já o Seis Sigmas é o conjunto de práticas desenvolvido pela Motorola para melhorar os processos ao eliminar defeitos, também é definido como uma estratégia gerencial para mudanças nas empresas, fazendo com que se haja melhorias nos processos, produtos e serviços para satisfazer os clientes.
Sua primeira aplicação foi feita em 1997 pela empresa General Electric. Sua prioridade é obter resultados na qualidade e financeiros e seu principio é reduzir a variação nos processos, acabando com os defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática voltada para melhorar a lucros, independente do tamanho da empresa. O Seis Sigmas tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, diminuir os custos e tornar ótimo as