BSC e SEIS SIGMA
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 7
Pirassununga 2013
INTRODUÇÃO
Balanced Scorecard é considerado como uma ferramenta organizacional em que as ações estratégias operacionais e organizacionais se forem trabalhadas de forma correta e sérias, medidas adequadas, mudanças e objetivos podem ser estabelecidos em todos os níveis da empresa.
Já o Seis Sigma atua como uma estratégia gerencial, na pratica é uma gestão que auxilia a melhoria da lucratividade da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, também tem como objetivo aumentar a participação da empresa no mercado, reduzir custos e otimizar os serviços/operações da empresa que o utiliza.
Como exemplo de estudo de caso a General Eletric foi um sucesso implantando a estratégia SS, por outro lado a National Bank Online Financial Services não atingiu seus objetivos com a implantação do BSC, consequentemente durante o processo ocorreu à implicação da ferramenta BSC.
RELATÓRIO
1. Processo Seis Sigma
Segundo Welch (2001) “o grande engano é supor que o Seis Sigma trate de controle de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma ideia capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”
SEIS SIGMA também conhecido como (SS) auxilia no processo de melhoria continua dos níveis de qualidade e possibilita unir a melhoria de qualidade e otimização dos resultados financeiros.
O SS também é considerado como uma estratégia gerencial de mudanças, ou seja, foca na variação do resultado visível ao consumidor avalia os resultados de um determinado processo e a sua qualidade, foca