Bsc e seis sigma
É uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.
Processo BSC: Para as empresas colocarem em prática o BSC, são necessários quatro passos: (i) esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa; (ii) comunicar e criar vinculações; (iii) planejar e estabelecer metas; e (iv) aprender e receber feedback estratégico. Então, observe que a ferramenta também pode ser usada para promover a comunicação estratégica visando ao envolvimento amplo das pessoas da empresa.
Perspectiva financeira: Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos econômicos.
Perspectiva dos clientes: Indicadores que permitem, dentro da empresa, identificação, avaliação e comunicação das propostas de valor em relação aos segmentos de clientes e mercados.
Perspectiva dos processos internos:Indicadores que estão direcionados para a elevação dos níveis internos de qualidade na busca pela excelência.
Perspectiva do aprendizado e crescimento: Conjunto de indicadores que visa a dar suporte à estrutura do BSCe motivar os funcionários a participar das decisões da empresa.
Seis Sigma é uma estratégia de negócios que envolve o uso de Ferramentas estatísticas, dentro de uma metodologia estruturada para o ganho do conhecimento necessário, a fim de se ter produtos e serviços melhores, mais rápidos e de menor custo. Tem a característica de ser uma ferramenta mais quantitativa de avaliar os resultados de um processo e a sua qualidade. O principal diferencial do SS em relação a programas de melhoria da qualidade é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais.
O Seis Sigmas surgiu na empresa Motorola entre 1986 e 1987, a empresa identificou que a qualidade de seus produtos não estava