Bsc e Seis Sigma
BSC Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão capaz de atender às novas exigências de gerenciamento dentro dos cenários econômicos em constantes mutações que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho.
Para por em pratica o BSC nas empresas é necessário esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa, comunicar e criar vinculações, planejar e estabelecer metas, e aprender a receber feedback estratégico.
O BSC deve ser formulado a partir da perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, perspectiva dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento.
Seis sigmas é uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo de controle estatístico de qualidade. Mas para Welch também “impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis”.
O propósito principal dos seis sigmas é a empresa chegar aos 3,4 defeitos, por um milhão de oportunidades. Dando atenção ao que esta sendo percebido pelo cliente como um processo que cria valor.
Os seis sigmas é composto por gestores e garantidores dos seis sigmas, assessores e mentores, lideres de equipe, membros de equipes, e também aqueles que executam o projeto dos seis sigmas.
Seis Sigma
O Seis Sigma é uma técnica relativamente nova criada pela Motorola na década de 80. Essa técnica utiliza como base para análise e decisões as ferramentas da estatística como gráficos e diagramas.
É importante salientar que o Six Sigma não criou nada de novo ou diferente, apenas utilizou-se de metodologias anteriores como a qualidade total, garantia da qualidade e gerenciamento de processos. O que o Six Sigma fez, foi juntar tudo isso de forma coerente e muito lógica.
O Six Sigma é aplicável tanto em indústrias de manufatura, como também em empresas de serviços como bancos, empresas do setor de transportes, fornecedores de