Relatório de Ausculta Pulmonar
Professor : XXXXX
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA
Ausculta pulmonar
Objetivo :
Identificar os focos pulmonares e reconhecê-los através de sua repercursão sonora, aprendendo também suas caracteristicas fisiológicas e patológicas. Conceito :
Ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio. A auscultação direta ou imediata, ou seja, colocando-se o ouvido na parede torácica, não se utiliza mais, embora por intermédio dela seja possível perceber também as vibrações da parede.
As principais fontes sonoras do tórax são o coração e os pulmões. Entretanto, a traqueia, os brônquios, a pleura, o pericárdio, os grossos vasos e o esôfago podem gerar sons.
O foco de ausculta de um som é a região da pele onde ele é ouvido com maior intensidade. Isso significa que entre essa região e fonte sonora existe um trajeto acústico com atenuação mínima.
Procedimento :
Iniciar-se a ausculta, com o examinador colocando-se atrás ou lateralmente ao paciente .
O indivíduo deve estar com o tórax despido para perfeito acoplamento do estétoscópio. obs : ( porém não foi possível pois tratava-se de uma aula teórica em sala de aula apenas representativa )
Deve ser orientado a respirar pausada e profundamente, com a boca entreaberta, sem fazer ruído.
A ausculta deve ser realizada em linhas horizontais comparando-se os sons de cada hemitórax. Evita-se colocar o estetoscópio sobre escápula, saliências ósseas ou as mamas
Ausculta-se as fossas supra e subclaviculares, onde ouve-se os sons dos ápices pulmonares. Cada região deve ser examinada cuidadosamente
Sons de uma respiração normal:
A respiração produz turbulência aérea e vibração das estruturas pulmonares produzindo os sons da respiração.
Carcteristicas Gerais dos sons :
O som da traquéia - é o som produzido na traquéia pela passagem do ar