Ausculta cadiaca
CURSO: FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: BIOFISICA
PROFESSOR: CARLOS LUZ
Relatório de Aula Prática
Ausculta cardíaca
Layanne Verônica de Sousa Pereira
Caxias – MA
2013
INTRODUÇÃO
A ausculta cardíaca é a parte fundamental não somente do exame cardiovascular, mas também do exame clínico geral. Através dela, é possível realizar o diagnóstico, e muitas vezes, avaliar a gravidade da enfermidade apresentada pelo paciente.
Através da ausculta cardíaca, pode-se identificar sons originados do mesmo, que serão classificados de acordo com diversos parâmetros, dentre os quais estão: frequência, localização no ciclo cardíaco, melhor foco de ausculta e irradiação, duração, etc. Para o conhecimento e entendimento adequado desses sons, é preciso que médico e pacientes estejam em um ambiente adequado para o exame, que inclui um ambiente agradável, uma posição confortável para o paciente e para o médico, e uma relação médico-paciente consistente.
Embora exista foco secundário para ausculta, são os seguintes focos primários:
FOCO MITRAL: audível no 5º espaço intercostal esquerdo representa o fechamento da valva mitral.
FOCO TRICÚSPIDE: na base do apêndice xifoide, á direita, representa o fechamento valva tricúspide.
FOCO AÓRTICO: no 2º espaço intercostal direito, representa o fechamento aórtico.
OBJETIVO
Familiarizar os alunos com a técnica de ausculta das bulhas cardíacas.
MATERIAIS E MÉTODOS MATERIAL
* Estetoscópio.
MÉTODOS
1- Colocou-se o estetoscópio sobre os pontos de ausculta cardíaca de um aluno, auscultado-se um foco de cada vez .Observou-se os pontos em repouso e também após um leve exercício de 2 minutos. 2- Foram observado número, intensidade e altura das bulhas, frequência e ritmo. 3- O primeiro ponto de ausculta foi o foco mitral, este localizado no 4º ou 5º espaço