Seguro e segurado
DANKLER LUIS FERNANDES
HIGOR RIGOBERTO MOURA BARBOSA
SEGUROS
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajaí
2012
ANDERSON DE ALMEIDA BATISTA
DANKLER LUIS FERNANDES
HIGOR RIGOBERTO MOURA BARBOSA
SEGUROS
Resenha Crítica apresentada às disciplinas do 7º período do Curso de Administração do Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior – IFES- como requisito para obtenção de nota.
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajaí
2012
1 - SEGUROS:
• - Conceitos gerais; generalidades;
Seguro é o contrato entre pessoa física ou jurídica com uma empresa seguradora, para garantir o ressarcimento financeiro ao individuo contratante, denominado de segurado. O segurado paga a tarifa anual pela apólice chamado de “prêmio” e no período de vigência da apólice, em caso de perdas ou danificação do determinado bem ou produto segurado é de responsabilidade da seguradora efetuar o pagamento ao segurado.
• - TIPOS DE SEGURO E CONTRATOS;
Existem no Brasil 89 ramos de seguros, os tipos de seguros mais comuns são:
Patrimonial: Os mais comuns são contra roubos e incêndios. Também existem os seguros compreensivos empresariais e residenciais, lucros cessantes, riscos de engenharia, entre outros.
Riscos especiais: Por exemplo, são os seguros contra riscos nucleares, riscos de petróleo e satélites.
Saúde: Seguros de saúde.
Responsabilidades: efetua indenização por danos materiais ou lesões corporais a terceiros ocasionados pelo segurado.
Cascos: Seguros contra riscos marítimos, aeronáuticos, de responsabilidade civil hangar e seguro obrigatório de danos pessoais ocasionados pelas embarcações ou suas cargas.
Automóvel: Seguros contra roubos, acidentes de responsabilidade civil contra terceiros e também há o DPVAT que é o seguro obrigatório recolhido todo ano na época de pagamento do IPVA e licenciamento do veículo.
Transporte: Para transportes nacionais e internacionais e de