Segurança e ética profissional do advogado
Jonathan Alves Toledo
Empreendedorismo Jurídico
Segurança e ética profissional do advogado
Americana
2015
Faculdade de Americana
Jonathan Alves Toledo
Empreendedorismo Jurídico
Segurança e ética profissional do advogado
Trabalho apresentado como exigência na disciplina de Empreendedorismo Jurídico, ministrada pelo professor Deoclecio Barreto Machado do curso de Direito da Faculdade de Americana.
Americana
2015
Introdução
De acordo com Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar (Minidicionário da Língua Portuguesa, 2010, p. 289), o verbete empreendedorismo pode ser conceituado como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Sendo assim, por simples analogia é possível concluir que o conceito de empreendedorismo jurídico, é grosso modo, a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos no âmbito jurídico.
A partir desse conceito de empreendedorismo, far-se-á uma análise jurídico-social, à luz do conceito de Houaiss, demonstrar as maneiras e métodos para que a capacidade de atuação do advogado, de forma a analisar e executar seu labor com sucesso seja realizada através dos princípios éticos de acordo com o Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil e Mandamentos do Advogado.
Ao fim desta tarefa, será anexado ainda um plano de estudos do primeiro ao décimo semestre do digníssimo curso de graduação em Direito, com a finalidade de expor os objetivos e metas relativas à formação ética e moral dos futuros bacharéis em Direito.
Palavras chave: ética, empreendedorismo jurídico, segurança profissional.
1. Conceitos
1.1. Ética Profissional
Inicialmente, faz-se necessário para melhor compreensão do tema abordado, o sentido etimológico da palavra ética, bem como da espécie ética profissional, para que só então se conceitue a ética profissional, também conhecida como deontologia.
Ética, na tratativa etimológica, remete à Antiguidade, uma vez