Estatuto e etica do advogado
Quantos de nos temos um medico particular na família, que chamamos sempre quando passamos por momentos de urgência na saúde ou quando apenas temos um resfriado .
Esse medico com certeza já faz um certo tempo que esta em nossa família atuando sempre com dignidade ,responsabilidade,dever e ETICA,por isso temos a confiança nele para casos simples e casos graves.
Essa relação com o medico da família ,deveria ser transmitida para a Advocacia de hoje,depositando ao Advogado, a mesma confiança e segurança para casos simples (de conciliação) ou casos mais graves(disputas de litigios)
Mas como o advogado consegue aderir essa confiança ao seus clientes e bons olhos a sociedade?
A população já não se contenta apenas com profissionais conhecedores da lei,mas clama por profissionais que sabem manipular essa lei com ética.E agir com ética é agir preocupado com as pessoas.
É papel das melhores Faculdades de Direito formarem o jurista, profissional apto a conciliar o conhecimento técnico das normas legais com um proceder pautado nos valores morais, visando ao mesmo tempo proteger o homem e construir o cidadão.
O advogado é defensor da sociedade,é representante do povo diante do estado.É ele que fala por nós quando estamos clamando por justiça.É nele que depositamos a esperança de valer o nosso direito.
Como o papel do advogado é com a sociedade,ele deve se preocupar com seus hábitos e costumes,tanto social como individual.Visando sempre agir com ética.
O que é Ética? A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto, ética