Etica
Curso: Direito
Disciplina: Sociologia Jurídica
Professora: Cristina Figueiredo
Turma: 2º A / Noite 2013
Alunos: Lilian Oliveira, Marcos Paulo, Paulo Cézar e Ronald Cavalcanti.
Atividade Estruturada, 3ª etapa.
A ÉTICA PRESENTE NAS PROFISSÕES JURÍDICAS
O presente texto discorre a respeito da ética nas profissões jurídicas e para isto faz-se necessário algumas breves observações a respeito da ética de um modo geral. A ética, por sua vez, está relacionada ao caráter do indivíduo, ao agir de acordo com a aprovação individual e social, ao encaixar-se no que é considerado como comportamento normal na sociedade e assim o texto nos remete à seguinte definição da ética: “... a concepção geral de ética... se baseia indubitavelmente com as condutas sociais escolhidas livremente pelo homem... a ética se conceitua como sendo a ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade.” Um ponto importante a ser destacado é o de que a ética não se confunde com a moral, esta última por sua vez está relacionada a um conjunto de costumes a serem seguidos, condutas de regras valoradas na sociedade, sendo ela um dos aspectos do comportamento humano.
Aproximando-se do principal objeto de análise dessa pesquisa, é relevante a observação acerca da ética profissional. Nesse sentido, podemos definir a ética profissional como o conjunto de normas de conduta aplicadas ao exercício da profissão, que guiam o homem a entender o que é bom ou como fazer o bem em relação à profissão que desempenha. Assim, considera-se um bom profissional aquele que age de acordo com a ética de sua profissão. Grande parte das profissões possui seus próprios códigos de ética onde está descrito e regularizado aquilo que é o ideal moral de cada profissão.
Chegando ao objetivo do presente estudo, começaremos por falar da relação entre a ética e o advogado. Apesar de toda profissão ter o dever de respeitar os princípios éticos, a profissão do advogado merece um certo