segurança Alimentar
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
A DIMENÇÃO DA POBREZA NO BRASIL E
SEGURANÇA ALIMENTAR.
SÃO PAULO
MARÇO - 2013
A Dimensão da pobreza, da desnutrição e da fome no Brasil. Segurança Alimentar: uma agenda republicana.
Trabalho apresentado ao professor Dr. Cláudio G. J. De Castro da disciplina HSP-0283-Nutrição e Atenção à Saúde, do curso de Nutrição – noturno.
1) Comente sobre a definição de pobreza – Desnutrição e Fome.
2) Comente sobre “indicadores” utilizados para a aferição bem como a dimensão da pobreza – desnutrição e fome.
Tendo como referência o texto “A dimensão da pobreza, da desnutrição e da fome no Brasil” de Carlos Augusto Monteiro, podemos distinguir e caracterizar conceitualmente os temas citados pelo autor, esses que são considerados simples sinônimos da pobreza. Entretanto, os conceitos de pobreza, desnutrição e fome são muito mais amplos e ao mesmo tempo simbióticos do que muitos imaginam.
Pobreza: Pode ser analisada pela condição de vida do indivíduo. Essa análise corresponde às necessidades humanas elementares (comida, moradia, vestuário, educação, assistência à saúde) e a renda (monetária e não monetária). Aproximadamente, 25% da população brasileira encontram-se no estado de pobreza, em particular, nas regiões Norte e Nordeste.
Desnutrição ou deficiências nutricionais: É classificada em várias modalidades de desnutrição, essa que é uma doença que decorre da alimentação inadequada, insuficiente de nutriente e do déficit específico da dieta em vitaminas e minerais. No âmbito infantil é muito comum, devido também ao desmame precoce. Existe certa dificuldade em aferir a desnutrição no país, devido ao fato da extensão da deficiência crônica em uma população. Essa aferição é feita a partir das reservas energéticas dos indivíduos, avaliando-se a relação entre peso e altura, de acordo com o padrão internacional recomendado pela Organização