segurança alimentar
Relatório
As ações de saúde desenvolvidas na Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Joana D’Arc, tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, essas ações realizadas está voltada à Segurança Alimentar. Por vezes despercebidos por não existir um trabalho sistematizado de detecção e seguimento de casos, o que requer ação coordenada entre profissionais de saúde, professores e pais. Nesse enfoque, o objeto é o estudo das características do estudante da Unidade de Ensino Joana D’Arc, desenvolvendo ações diagnósticas de saúde.
Durante o primeiro semestre as atividades desenvolvidas foram divididas em etapas e executadas por períodos, a comunidades escolar teve parceria com pais, professores e profissionais de saúde, que realizou palestras educativas, apresentou alimentos saudáveis e seus benefícios, pesou e mediu os alunos e realizaram teste de Snellen também com os alunos, todos os dados coletados ficaram com os profissionais de saúde para diagnósticos de saúde do educando. Diante das analises de dados diagnosticados todo o planejamento de ações futuras de prevenção é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, certo que com parceria com a comunidade escolar.
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional - SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
No âmbito de atuação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, compete à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN planejar, implementar, coordenar, supervisionar e acompanhar programas, projetos e ações de SAN, de acordo