Educacao ambiental nas praias
Airton Gomes
Professor-Tutor Externo Cristina Réus
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Geografia (GED 0116) – Estágio III
15/11/13
RESUMO
Este paper originou-se com a preocupação ea conscientização ambiental nas praias, tem como objetivo identificar o conhecimento dos usuários sobre educação ambiental, coleta seletiva, e impacto ambiental. Identificar os hábitos dos usuários quanto à separação do lixo em sua residência. Uma das principais conclusões é de investir numa mudança de mentalidade, conscientizando os grupos humanos da necessidade é adotar novos pontos de vista e novas posturas diante dos problemas de preservação do meio ambiente. É evidente a importância de educar as pessoas para que ajam de modo responsável e com sensibilidade de conservar o ambiente saudável no presente e para o futuro, saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade e se modifiquem tanto interiormente como pessoa, quanto nas suas relações com o ambiente.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Meio Ambiente. Coleta de Lixo.
1 INTRODUÇÃO
Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo de difundir o conhecimento sobre o ambiente, com a intenção de ajudar em sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm afligido o mundo nas últimas décadas. No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da natureza,