Seguran a da Informa o um dos maiores patrim nios de uma organiza o moderna
“Normalmente, quando o assunto segurança é discutido, as pessoas associam o tema a hackers e vulnerabilidades em sistemas, onde o principal entendimento é de que a empresa precisa de um bom antivírus, um firewall e ter todos os seus “patches” aplicados no ambiente tecnológico. Não há dúvida de que são questões importantes, porém a Segurança da Informação não está limitada a somente esses pontos.” (Marco Aurélio Maia,2013)
“As coisas não acontecem de forma muito diferente no campo da segurança da informação. Embora possa parecer redundante, vamos iniciar pelo começo: Buscar definir claramente o que significa realmente segurança da informação. Para não despertar a ira dos puristas, fomos à ISO17799, que é o código de práticas internacional e padrão de facto para gestão da segurança da informação adotado pelo mercado buscar a definição para segurança da informação (vamos falar mais sobre esse documento em outros artigos). Segundo a norma, entende-se por segurança da informação, a preservação das seguintes propriedades da informação:”
Confidencialidade:
Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas.
Integridade:
Salvaguarda da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento.
Disponibilidade:
Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso a informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário. (Carlos Santanna,2006)
Marco Aurélio Maia, O que é Segurança da informação Disponível em: <http://segurancadainformacao.modulo.com.br/seguranca-da-informacao> 19 agosto 2013
Carlos Santanna, Segurança da Informação, < Http://internativa.com.br/artigo_seguranca_02.html>,2006
O uso cada vez mais