Resgatando Valores Humanos Na Escola Para A Vida
Escola Estadual Augusto Severo – Natal
Local de realização: Escola Estadual Augusto Severo - Natal/RN.
Período de realização: todo o ano letivo de 2010.
Público atendido: todos os alunos do Ensino Fundamental II, dos turnos matutino e vespertino.
Idealizadora e responsável pelo projeto: Gilmara Chaves Valentim Silva (professora de Língua Portuguesa e especialista em Educação).
Apoio e colaboração: gestoras, Coordenação Pedagógica e demais professores dos turnos matutino e vespertino. Áreas do conhecimento: todas as disciplinas do currículo escolar.
Temas transversais: cidadania, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, entre outros.
Mediadores: equipe gestora, corpo docente e demais funcionários dos turnos matutino e vespertino.
“Cada caminho é apenas um entre 1 milhão de caminhos. Portanto, você deve ter sempre em mente que um caminho não passa de um caminho. Faça uma pergunta a você, e só a você. É a seguinte: esse caminho tem coração? Todos os caminhos são os mesmos. Não levam a lugar algum. [...] A única pergunta é se esse caminho tem coração. Se tiver, o caminho é bom, se não, não tem utilidade.” Castañeda
I- Justificativa
De acordo com o diagnóstico realizado, observamos que é alto o índice de violência e desrespeito no relacionamento entre nossos alunos, de indisciplina com relação aos professores, de desrespeito aos demais funcionários da nossa escola e até mesmo aos próprios professores e à equipe pedagógica. E que toda essa violência implícita ou explícita torna o ambiente um lugar hostil e desinteressante para o aprendizado que todos desejamos.
Diante desse quadro e entendendo a escola como um espaço, principalmente, de integração social e desenvolvimento pessoal dos alunos, fez-se necessário criar estratégias com o intuito de melhorar essa situação, visando proporcionar um ambiente mais atrativo e acolhedor, para que eles possam repensar suas atitudes, desenvolvendo sua