segregação social
É aquela em que uma pessoa ou comunidade é isolada da comunidade geral por sua cor, etnia, religião ou qualquer outra razão q a diferencie do q é considerado norma na comunidade onde vive. Temos como exemplo maior o isolamento social dos judeus na Alemanha durante a 2aGuerra Mundial ou a situação de certas comunidades religiosas nos países árabes ou a segregação social em decorrencia de diferenças etnicas em mtos países . No Brasil, a segregação é decorrência de razões econômicas ex a quase impossibilidade de idosos obterem trabalho mesmo quando saudáveis e qualificados. (bairros ricos e vilas pobres não se pode considerar uma segregação social pois com uma eventual alteração da situação econômica do cidadão segregado, essa deaparece). Na segregação social ela independe da melhor ou pior situação econômica dos segregados.
O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e ostrabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.
Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e